Um olhar sobre o bem-estar escolar

¿Qué opinan sus protagonistas?

Conteúdo do artigo principal

Gladys Enríquez García, Dña.
Nuria Rebollo-Quintela, Dra.
Resumo

Dar destaque aos discursos de meninos e meninas sobre seu bem-estar na escola, bem como de outros agentes envolvidos em sua formação, é um recurso de grande valia nas pesquisas científicas atuais. O objetivo deste estudo é analisar as percepções de alunos e professores do Ensino Fundamental (fase 6-12 anos) sobre o bem-estar escolar dos primeiros, bem como sobre os fatores pessoais, sociais e contextuais que podem limitar ou fortalecer isto. Através de uma metodologia qualitativa, utilizou-se um questionário de perguntas abertas com 21 alunos e 36 professores de centros educativos da Galiza (noroeste de Espanha). Os resultados refletem a indefinição sobre o que significa se sentir bem na escola para alunos e professores, bem como a relevância dada à influência do clima educacional (relacional, segurança e aprendizagem), compromisso escolar (dimensões cognitiva, comportamental e e afetivo), emoções (sociais e temáticas) e continuidade/descontinuidade família-escola (envolvimento familiar, estrutura e recursos flexíveis). Dar voz a quem melhor conhece a realidade educativa e sabe o que realmente influencia o seu bem-estar escolar (alunos) ou o dos seus alunos (professores) permite identificar os elementos inibidores ou potenciadores na instituição educativa. A adoção de um ponto de vista qualitativo contribui para uma melhor compreensão do fenômeno ao extrair informações diretamente das experiências, impressões e avaliações subjetivas dos próprios informantes.

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Detalhes do artigo

Biografia do Autor (assistir)

Gladys Enríquez García, Dña., Universidade da Coruña

Maestra de Educación Primaria y estudiante de Psicopedagogía en la Universidad de A Coruña. Es miembro del grupo de investigación Eunoia. Bienestar y Vida Activa en Contextos Educativos. Es becaria del Ministerio de Educación y Formación Profesional en el Departamento de Didácticas Específicas y Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación (UDC).

Luisa Losada-Puente, Dra., Universidade da Coruña

Profesora e investigadora de la Universidad de A Coruña (UDC). Es miembro del grupo de investigación Eunoia. Bienestar y Vida Activa en Contextos Educativos. Su investigación se centra en el bienestar escolar y el diagnóstico de las necesidades individuales y familiares, con especial atención a niños y adolescentes con trastornos del desarrollo intelectual. Es Doctora Internacional en Ciencias de la Educación por la Universidad de A Coruña.

Paula Mendiri, Dra., Universidade da Coruña

Profesora titular e investigadora de la Universidad de A Coruña (UDC). Es miembro del grupo de investigación Eunoia. Bienestar y vida activa en entornos educativos. Su investigación se centra en el bienestar escolar, la educación emocional y la orientación y tutoría escolar. Es doctora en Psicopedagogía por la Universidad de A Coruña.

Nuria Rebollo-Quintela, Dra., Universidade da Coruña

Profesora e investigadora de la Universidad de A Coruña (UDC). Es miembro del grupo de investigación Eunoia. Bienestar y vida activa en entornos educativos. Su interés investigador incluye bienestar escolar, orientación y tutoría escolar, detección de necesidades y perfiles de competencias de futuros docentes en educación infantil y primaria. Es Doctora Internacional en Ciencias de la Educación por la Universidad de A Coruña.

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