A divulgação dos termos Gameful, Playful e Affordance na literatura científica (2006 - 2016)

A disclosure of two terms Gameful, Playful and Affordance in scientific literature (2006 - 2016)

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Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a disseminação dos termos: Gameful, Playful e Affordance na produção científica registrada entre 2006 e 2016. A gamificação tem sido estudada por diversos pesquisadores em todo o mundo; A maioria das pesquisas procurou melhorar as aplicações da mecânica de jogo em contextos não necessariamente relacionados ao jogo. Os termos temáticos affordance, Playful (game process) e Gameful (contexto não relacionado ao jogo) são novos e, portanto, não estão disponíveis para uma tradução para o português; só foi descoberto que Playful pode ser usada para explicar processos relacionados à gamificação. A busca foi realizada no banco de dados Scopus e, para o seu desenvolvimento, foi implementada uma abordagem quantitativa exploratória descritiva, na qual foi aplicado um método de análise bibliométrica. Como resultado, identificou-se que, no período estudado, houve um aumento na disseminação desses conceitos, principalmente no período entre 2012 e 2016, que registrou a maior tendência de crescimento. As publicações estão concentradas nas subáreas das ciências sociais, artes, humanidades e informática, todas relacionadas ao estudo do comportamento humano. Constatou-se também que os Estados Unidos, o Reino Unido, o Canadá e Taiwan são os principais países que disseminam conhecimento em relação a esses conceitos (78% das publicações) e que os principais idiomas de publicação foram o inglês e o francês. Uma análise dos dados revelou uma multiplicidade de estudos para os países interessados, bem como uma interdisciplinaridade da gamificação e sua convergência em outras áreas.

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Biografía del autor/a / Ver

Washington Sales Do Monte, Dr., UFS - Universidade Federal de Sergipe

Doctorado en Ciencias de la Propiedad Intelectual (UFS). Maestro en Ambiente, Tecnología y Sociedad (UFERSA). Especialista en Docencia de la Enseñanza Superior y Consultoría Empresarial, Graduado en Marketing (UnP). Investigador del Laboratorio de Investigación del Conocimiento Cognitivo Humano (LADEC)/UFS y Colaborador del grupo de Taller en Red - PROEX/UFERSA.

Robelius De-Bortoli, Dr., Universidade Federal de Sergipe - UFS

Maestría en Educación Física por la Universidad Federal de Sergipe (2014) y Doctorando en Propiedad Intelectual en la Universidad Federal de Sergipe (Graduación en Educación Fisica Licenciado por la Universidad Federal de Sergipe (2011). Tiene experiencia en el área de Educación Física, con énfasis en Entrenamiento deportivo, tecnología en el deporte y salud a través del desarrollo de gamification y creación de softwares para entrenamiento. Experiencia como emprendedor en la organización de Cursos y Eventos, además es socio de una Oficina Compartida. Investigador del Laboratorio de Investigación del Conocimiento Cognitivo Humano (LADEC)/UFS.

Ricardo Fontes Macedo, Dr., Universidade Federal de Sergipe - UFS

Universidad Autónoma del Estado de México. Departamento de Educación Física - DEF. Programa de Posgrado en Ciencia de la Propiedad Intelectual - PPGPI. Laboratorio de Investigación en Concepción Cognitiva Humana - LADEC. Licenciatura en Educación Física - UFRGS Especialista en Fútbol y Administración y Marketing - UGF. Doctor en Ciencia de la Actividad Física - UNILEON Post-Doctorado de la Universidad de Costa Rica.

Citaciones