Comparação da prática docente em disciplinas teóricas e aplicadas por meio de parecer escrito
Conteúdo do artigo principal
Na busca pela qualidade educacional, a prática docente é um elemento crucial a ser avaliado e sendo o aluno o principal destinatário, sua opinião é relevante para a melhoria do processo de ensino de acordo com o tipo de disciplina ministrada. Dentro do conhecimento existente não há consenso sobre aquelas habilidades, competências ou valores que precisam ser avaliados, por isso é relevante investigá-lo a partir de um contexto específico, limitado ao tipo de assunto. O objetivo desta pesquisa é comparar as opiniões escritas de estudantes universitários mexicanos sobre a prática docente de seus professores de disciplinas teóricas e aplicadas. Para isso, foram coletadas 536 opiniões escritas por 286 alunos que avaliaram 131 professores. Uma análise não linear foi realizada usando redes e teoria de grafos com o software Gephi. Nos resultados, a comparação dos gráficos indica que nas disciplinas teóricas os alunos destacam aspectos metodológicos como domínio do conhecimento acompanhado do uso de estratégias didáticas e clareza expositiva, enquanto os alunos que cursam disciplinas aplicadas valorizam a atitude, o professor de abordagem -acompanhamento estudantil e profissional. Conclui-se que a prática docente é um construto que deve incluir tanto aspectos profissionais e pessoais do professor, quanto a ética profissional, também que a relevância cultural desempenha um papel importante, pois quando as condições das disciplinas são modificadas, as opiniões dos alunos.
Downloads
##plugins.generic.pfl.publicationFactsTitle##
##plugins.generic.pfl.reviewerProfiles## Indisp.
##plugins.generic.pfl.authorStatements##
##plugins.generic.pfl.indexedIn##
-
##plugins.generic.pfl.indexedList##
- ##plugins.generic.pfl.academicSociety##
- Bogotá: Corporación Universitaria Iberoamericana
- ##plugins.generic.pfl.publisher##
- Bogotá: Corporación Universitaria Iberoamericana
Detalhes do artigo
Adams Angulo, J. A. (2012). Valoración de estudiantes universitarios sobre las didácticas significativas para su aprendizaje. Revista Iberoamericana De Psicología, 5(2), 31–40. https://reviberopsicologia.ibero.edu.co/article/view/243
Alonso-Martín, P. (2019). El perfil del buen docente universitario según la valoración de Magisterio y Psicopedagogía. Perfiles Educativos, 41(164), 65-81. http://dx.doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2019.164.58906 DOI: https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2019.164.58906
Álvarez, C. (2013). Enseñanza y desarrollo profesional docente. Pensar y vivir la educación. La Muralla.
Arias, C. A., Acosta, D. J. y Ayala, J. A. (2015). Antecedentes en atención a la población sorda: una revisión contextual. Revista Iberoamericana De Psicología, 8(1), 7–15. https://doi.org/10.33881/2027-1786.rip.8101
Aya-Velandia, L. A. (2020). Aportes de los sistemas y redes complejas para la transformación social. Logos Ciencia & Tecnología, 12(1), 204-216. https://doi.org/10.22335/rlct.v12i1.1066 DOI: https://doi.org/10.22335/rlct.v12i1.1066
Casero-Martínez, A. (2010). ¿Cómo es el buen profesor universitario según el alumnado? Revista española de pedagogía, 68(246), 223-242. https://revistadepedagogia.org/lxviii/no-246/como-es-el-buen-profesor-universitario-segun-el-alumnado/101400010146/
Elliott, J. (2010). El ‘estudio de la enseñanza y el aprendizaje’: una forma globalizadora de investigación del profesorado. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 68(24,2), 201-222. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27419198011
Flores-Cano, O., Reyes-Lagunes, I., Rivera-Aragón, S. y Mansilla-Corona, R. (2020). Bienestar subjetivo y su estudio con redes semánticas en análisis lineal y no lineal. Interdisciplina, 8(20), 153-167. http://dx.doi.org/10.22201/ceiich.24485705e.2019.18.71207 DOI: https://doi.org/10.22201/ceiich.24485705e.2020.20.71207
Galván, S. (2018). Características Personales y Práctica Docente de Profesores Universitarios y su Relación con la Evaluación del Desempeño. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 11(2), 9-33. https://doi.org/10.15366/riee2018.11.2.001 DOI: https://doi.org/10.15366/riee2018.11.2.001
García, B., Loredo, J., y Carranza, G. (2008). Análisis de la práctica educativa de los docentes: pensamiento, Interacción y reflexión. Revista Electrónica de Investigación Educativa. s/v(Número Especial), 1-15. https://redie.uabc.mx/redie/article/view/200
García, J. y Medécigo, A. (2014). Los criterios que emplean los estudiantes universitarios para evaluar la ineficacia docente de sus profesores. Perfiles Educativos, 36(143), 124-139. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982014000100008&lng=es&tlng=es
Guzmán-Marín, F. (2018). Evaluación del desempeño docente y calidad educativa. Ethos educativo, s/v(52), 31-62.
Hernández-Sampieri, R. y Mendoza, C. P. (2018). Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta (6.a ed.). Mc Graw Hill Education.
Hickman, H., Alarcón, M, E., Cepeda, M. L., Cabrera, R. y Torres, X. K. (2016). Significado de buen profesor y de evaluación docente por estudiantes y maestros universitarios. La técnica de redes semánticas. Sinéctica, 12(54), 1-16. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-109X2016000200009
Hickman, H., Alarcón, M, E., Cepeda, M. L., Méndez, S., Torres, X. K., y Cabrera, R. (2019). Elaboración de un instrumento para la evaluación de prácticas docentes de profesores de psicología. En Hickman, H., y Alarcón, M. (Coord.), La evaluación en el espacio universitario, apuntes (61-89). FES-Iztacala.
Hilbert, M. (2015, 16 de octubre). Que son los Sistemas Complejos? [Vídeo]. YouTube. https://youtu.be/TNLINCrVw9E
Hoyuelos-Álvaro, F. J. e Ibáñez-Quintana, J. (2016). Características y prácticas docentes universitarias más valoradas por los/as estudiantes de primer curso comparadas en los Grados en Química y Ciencia y Tecnología de los Alimentos de la Universidad de Burgos. Revista Complutense de Educación, 29(2), 423-439. https://doi.org/10.5209/RCED.52784 DOI: https://doi.org/10.5209/RCED.52784
Kuz, A., Falco, M. y Giandini, R. (2016). Análisis de redes sociales: un caso práctico. Computación y Sistemas, 20(1), 89-106. https://doi.org/10.13053/cys-20-1-2321 DOI: https://doi.org/10.13053/cys-20-1-2321
López-Barajas, D. M. y Ruíz-Carrascosa, J. (2005). La evaluación de la docencia universitaria. Dimensiones y variables más relevantes. Revista de Investigación Educativa, 23(1), 57-84. https://revistas.um.es/rie/article/view/98341
Martínez-Rizo, F. (2012). Procedimientos para el estudio de las prácticas docentes. Revisión de la literatura. Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa, 18(1), 1-22. https://ojs.uv.es/index.php/RELIEVE/article/view/2976/3688
Nova Camacho, M. P., Arias Barrero, L. A., & Burbano Bravo, Z. (2015). Escuela y desplazamiento: una mirada crítica a las prácticas pedagógicas. Revista Iberoamericana De Psicología, 8(1), 27–39. https://doi.org/10.33881/2027-1786.rip.8103
Prieto, B. H. (2012). REVISANDO LA PRÁCTICA DOCENTE. Sophia, s/v(8), 36-46. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=413740749004
Reyes, P., González, E. y Be, P. (2018). Evaluar la práctica docente a partir de los comentarios de estudiantes universitarios. Revista iberoamericana de educación, 76(2), 177-134. https://doi.org/10.35362/rie7623096 DOI: https://doi.org/10.35362/rie7623096
Rueda, M. (2007). La investigación etnográfica y/o cualitativa y la enseñanza en la universidad. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 12(34), 1021-1041. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662007000301021
Rueda, M. (2008). La evaluación del desempeño docente en la universidad. Revista Electrónica de Investigación Educativa, s/v(Número Especial), 1-15. https://redie.uabc.mx/redie/article/view/196
Santiago-García, R. y Fonseca-Bautista, C. D. (2016). Ser un buen profesor. Una mirada desde dentro. EDETANIA, 50(s/n), 191-208. https://revistas.ucv.es/index.php/Edetania/article/view/27
Tejedor, F. (2003). Un modelo de evaluación del profesorado. Revista de Investigación Educativa, 21(1), 157-182. https://revistas.um.es/rie/article/view/99151
Tejedor, F. J. y García-Valcárcel, A. (2010). Evaluación del desempeño docente. Revista española de pedagogía, LXVIII(247), 439-459. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3300545
Tirado, F., Miranda, A. y Sánchez, A. (2008). La evaluación como proceso de legitimidad: la opinión de los alumnos. Reporte de una experiencia. Perfiles Educativos, 29(118), 7-24. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982007000400002
Vera, H. y González-Ledesma, M. A. (2018). Calidad y evaluación: matrimonio del cielo y del infierno. Perfiles educativos, XL(Número Especial), 53-97. http://perfileseducativos.unam.mx/iisue_pe/index.php/perfiles/article/view/59180 DOI: https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2018.Especial.59180