Felicidade nos estudantes universitários
Conteúdo do artigo principal
A felicidade, entendida como o grau de significado positivo atribuído à vida, a satisfação com a vida, o grau de realização pessoal e a alegria de viver foi estudada em uma amostra de estudantes universitários. Foi realizado um trabalho transversal não experimental com uma amostra de 229 participantes de diferentes carreiras académicas com idades compreendidas entre os 18 e os 57 anos. Os resultados obtidos mostraram correlações entre as carreiras acadêmicas com o Sentido Positivo da Vida, Satisfação com a Vida e Alegria de Viver. Além disso, foram encontradas diferenças ao considerar o sexo dos participantes, carreira acadêmica, ocupação do pai e da mãe. A influência que cada fator tem separadamente na felicidade dos alunos é analisada para concluir com a discussão sobre a importância que outros estudos descobriram sobre a influência das interações sociais na manutenção da felicidade, e como esses resultados podem apoiar os achados de nosso trabalho
Downloads
##plugins.generic.pfl.publicationFactsTitle##
##plugins.generic.pfl.reviewerProfiles## Indisp.
##plugins.generic.pfl.authorStatements##
##plugins.generic.pfl.indexedIn##
-
##plugins.generic.pfl.indexedList##
- ##plugins.generic.pfl.academicSociety##
- Bogotá: Corporación Universitaria Iberoamericana
- ##plugins.generic.pfl.publisher##
- Bogotá: Corporación Universitaria Iberoamericana
Detalhes do artigo
Alarcón, R. (2006). Desarrollo de una escala factorial para medir la felicidad. Interamerican Journal of Psychology, 40(1), 99-106.
Aparicio, A. (2011). Bienestar subjetivo del consumidor y concepto de felicidad. Argumentos (México, D.F.), 24(67), 67-91.
Asociación Americana de Psicología. (2017). Ethical principles of psychologists and code conduct. Recuperado de: https://www.apa.org/ethics/code/ethics-code-2017.pdf.
Asociación Médica Mundial. (2013). Declaración de Helsinki de la AMM – Principios éticos para las investigaciones médicas en seres humanos. Recuperado de: https://pdf-it.dev.acw.website/please-and-thank-you?url=https://www.wma.net/es/policies-post/declaracion-de-helsinki-de-la-amm-principios-eticos-para-las-investigaciones-medicas-en-seres-humanos/&pdfName=declaracion-de-helsinki-de-la-amm-principios-eticos-para-las-investigaciones-medicas-en-seres-humanos.
Barragán, A. (2013). Aproximaciones científicas al estudio de la felicidad: ¿qué podemos aprender de la felicidad? Revista Intercontinental de Psicología y Educación, 15(2), 7–24.
Carretero, A. (2017). De cómo el 'imaginario social' de la felicidad se ha adueñado de la cotidianidad: Una reconstrucción histórico-conceptual. Nómadas: Critical Journal of Social and Juridical Sciences, 50(1), 213-244. doi: 10.5209/NOMA.54679. DOI: https://doi.org/10.5209/NOMA.54679
Contreras, F. y Esguerra, G. (2006). Psicología positiva: una nueva perspectiva en psicología. Diversitas, 2(2), 311-319. DOI: https://doi.org/10.15332/s1794-9998.2006.0002.10
Cuadra, H. y Florenzano, R. (2003). El bienestar subjetivo: hacia una psicología positiva. Revista de Psicología, 12(1), 83-96. doi: 10.5354/0719-0581.2003.17380. DOI: https://doi.org/10.5354/0719-0581.2003.17380
Díaz, G. (2001). El bienestar subjetivo. Actualidad y perspectivas. Revista Cubana de Medicina General Integral, 17(6), 572-579.
Diener, E. (2012). Why societies need happiness and national accounts of well-being. En F. M. Prieto (Ed), Ranking happiness in Mexico. Universidad Popular Autónoma del Estado Puebla.
Efron, B. (1979). Bootstrap methods: another look at the jacknife. The Annals of Statistics, 7(1), 1-26. DOI: https://doi.org/10.1214/aos/1176344552
García, A. (2011). El bienestar subjetivo como resultado de la apreciación ¿qué tan felices somos? Psicología Iberoamericana, 19(2), 5–8. doi: 10.1145/1073204.1073314. DOI: https://doi.org/10.48102/pi.v19i2.223
García-Viniegras, C. y González, I. (2000). La categoría bienestar psicológico: Su relación con otras categorías sociales. Revista Cubana de Medicina General Integral, 16(6), 586-592.
Gil, J. (2005). Aplicación del método Bootstrap al contraste de hipótesis en la investigación educativa. Revista de Educación, (336), 251-265.
Guzmán, K. y Santa Cruz, K. (2016). Bienestar psicológico y estrategias de afrontamiento relacionadas al noviazgo en estudiantes de una universidad de Cajamarca (Tesis de grado). Universidad Privada Antonio Guillermo Urrelo, Perú.
Kushlev, K., Heintzelman, S., Lutes, L., Wirtz, D., Kanippayoor, J., Leitner, D. y Diener, E. (2020). Does happiness improve health? Evidencia from a randomized controlled trial. Association for Psychological Science, 31(7), 1-15. doi: 10.1177/0956797620919673. DOI: https://doi.org/10.1177/0956797620919673
Ledesma, R. (2008). Introducción al Bootstrap. Desarrollo de un ejemplo acompañado de software de aplicación. Tutorials in Quantitative Methods for Psychology, 4(2), 51-60. doi: 10.20982/tqmp.04.2.p051. DOI: https://doi.org/10.20982/tqmp.04.2.p051
Lledó, A., Perandones, T., Herrera, L. y Lorenzo, G. (2014). Cansancio emocional, autoestima y satisfacción con los estudios en estudiantes universitarios. Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 7(1), 161-
doi: 10.17060/ijodaep.2014.n1.v7.787. DOI: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v7.787
Martín, V. (2017). Bienestar subjetivo, bienestar psicológico y significación vital en personas en situación de desempleo. (Tesis de pregrado). Universidad de la Laguna, España,
Mercado, M. (2014). Concepto de felicidad en jóvenes. Ajayu, 12(1), 64-78.
Nava-Preciado, J. y Ureña-Pajarito, J. (2017). Dominios y valoraciones sobre la felicidad en adolescentes de Guadalajara-México. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 15(1), 443–454. doi: 10.11600/1692715x.1512807032016. DOI: https://doi.org/10.11600/1692715x.1512807032016
Ortiz, M., Gancedo, K. y Reyna, C. (2013). Propiedades psicométricas de la Escala de Felicidad Subjetiva en jóvenes y adultos de la ciudad de Córdoba – Argentina. Suma Psicológica, 20(1), 45-56.
Park, N., Peterson, C y Sun, J. (2013). La psicología positiva: investigación y aplicaciones. Terapia psicológica, 31(1), 11-19. doi: 10.4067/S0718-48082013000100002. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-48082013000100002
Puig, M., Rodríguez, N., Farrás, J. y Lluch, M. (2011). Calidad de vida, felicidad y satisfacción con la vida en personas ancianas de 75 años atendidas en un programa de atención domiciliaria. Revista Latino-Americana de Enfermegem, 19(3), 467-475. doi: 10.1590/S0104-11692011000300004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000300004
Quidbach, J., Taquet, M., Desseilles, M., de Montjoye, Y. y Gross, J. (2019). Happiness and social behavior. Association for Psychological science, 30(8), 1-12. doi: 10.1177/0956797619849666. DOI: https://doi.org/10.1177/0956797619849666
Sánchez, R. y Méndez, R. (2011). Elementos mediadores de la felicidad y el bienestar subjetivo en hombres y mujeres. Revista Costarricense de Psicología, 30(45) 51-76.
Secretaría de Salud. (2014). Reglamento de la ley general de salud en materia de investigación para la salud. Recuperado de: http://www.diputados.gob.mx/LeyesBiblio/regley/Reg_LGS_MIS.pdf .
Sheldon, K. y Lyubomirsky, S. (2019). Revisiting the sustainable happiness model and pie chart: can happiness be succesfully pursued? The Journal of Positive Psychology. doi: 10.1080/17439760.2019.1689421 DOI: https://doi.org/10.1080/17439760.2019.1689421
Sociedad Mexicana de Psicología. (2013). Código ético del psicólogo. México: Trillas.
Thompson, B. (2014). The use of statistical significance tests in research. The Journal of Experimental Education, 61(4), 361-377. doi: 10.1080/00220973.1993.10806596. DOI: https://doi.org/10.1080/00220973.1993.10806596
Toribio, L., González, N., Valdez, J., González, S. y Van Barneveld, H. (2012). Validación de la escala de felicidad de Alarcón para adolescentes mexicanos. Psicología Iberoamericana, 20(1), 71-79. DOI: https://doi.org/10.48102/pi.v20i1.221
Vázquez, C., Hervás, G., Rahona, J. y Gómez, D. (2009). Bienestar psicológico y salud: aportaciones desde la psicología positiva. Anuario de psicología clínica y de la salud = Annuary of Clinical and Health Psychology, 5, 15-28.
Wright, D., London, K. y Field, A. (2011). Using Bootstrap estimation and the plug-in principle for clinical psychology data. Journal of Experimental Psychopathology, 2(2), 252-270. doi: 10.5127/jep.013611. DOI: https://doi.org/10.5127/jep.013611
Yamamoto, J. (2016). The social psychology of latín american happiness. En M. Rojas. (Ed.) Handbook of happiness research in latín america (pp. 31-49). México: Springer. doi: 10.1007/978-94-017-7203-7_3. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-017-7203-7_3